O Projeto “Pegaí – Leitura Grátis” é uma iniciativa sem fins lucrativos, não governamental, criado em julho de 2013 na cidade de Ponta Grossa, no Paraná, e mantido por um grupo de pessoas apaixonadas por leitura e que acreditam que os livros não podem ficar guardados nas estantes, privados de serem lidos.
As obras que chegam (por meio de doação) são separadas e registradas pelos voluntários do Projeto, que carimbam, colocam etiquetas e classificam a faixa etária. Depois disso, os livros são disponibilizados nas estantes (hoje existentes em Ponta Grossa-PR, Curitiba-PR e São Paulo-SP), em locais públicos, onde a população pode emprestar. Não é necessário fazer cadastro, basta encontrar uma estante permanente, pegar o título do seu gosto, levar para casa, ler e devolver nos Pontos de Coleta quando terminar a leitura.
Idealizado pelo professor universitário Idomar Augusto Cerutti, o projeto recebeu de presente do próprio autor, Jorge Luis Martins, alguns exemplares dos seus livros "Meu Nome é Jorge", "O Menino da Caixa de Sapatos" e "O Menino e seu Segredo", além de exemplares de outras obras, retirados da casa do autor.
Comments